Saiba mais sobre os principais termos que envolvem o universo das franquias.

Neste artigo você vai ver:

  • Conceitos básicos sobre franquias
  • Glossário completo de termos usados em franchising

Você está pensando em investir em uma franquia ou já começou a sua caminhada de sucesso como franqueado? É essencial, então, aprender tudo sobre esse universo.

Por isso, preparamos este glossário sobre franquias que será imprescindível para o seu desenvolvimento pessoal e profissional e garantirá que você conheça tudo que precisa para manter sua franquia sempre bem-sucedida.

Capital inicial

É o valor do investimento necessário para começar a operação, pagando taxa de franquia, reformando ponto comercial, comprando estoque e custeando os demais gastos iniciais para a abertura da empresa.

Capital de Giro

Ele é muito importante para qualquer franquia. É o capital de giro que permite que sua empresa se mantenha ativa nos primeiros meses, enquanto o negócio ainda não começar a gerar todo o lucro esperado.

Circular de Oferta de Franquia (COF)

É o documento apresentado pelo franqueador a um potencial franqueado, pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato. Nele deve constar todos os requisitos exigidos pela Lei de Franchising (lei 8.955/94), como dados fundamentais sobre a companhia, balanços, informações de contato de empreendedores que se desfizeram de suas unidades. Tudo para que o possível franqueador tenha total clareza na hora de fechar o negócio.

Conselho de Franqueados

É uma associação que reúne periodicamente os proprietários de unidades de uma franquia para debater assuntos relacionados ao funcionamento da rede. Este conselho elege um ou mais membros para atuarem como representantes nas negociações com a franqueadora.

Contrato de franquia

É o documento que estabelece as regras do acordo comercial de venda da unidade de franquia e traz as informações importantes para as duas partes, incluindo cláusulas que especificam direitos, obrigações e multas por descumprimento.

Convenção de franqueados

Encontro que costuma acontecer anualmente, onde o franqueador reúne todos os seus franqueados para mostrar os resultados, oferecer treinamentos e debater melhorias para a rede.

Enxoval / Estoque inicial

O estoque inicial necessário para começar a operação de uma franquia é comumente chamado de enxoval.

Estudo econômico de viabilidade financeira

É uma análise que é enviada ao candidato a franqueado durante o seu processo de seleção, onde são feitas simulações financeiras dos possíveis cenários que mostram se será viável ou não o investimento nessa franquia. Este estudo leva em conta o cenário geográfico do local, ameaças e oportunidades, dentre outros pontos importantes para embasar a decisão do empreendedor.

Franqueadora

A franqueadora é a dona da marca. Ela é quem vende seus produtos, serviços e todo o know-how adquirido para que outros empreendedores possam usufruir e montar negócios de sucesso.

Franqueado

É o empreendedor que compra o direito de vender os produtos ou serviços da rede de franquia. Como contrapartida, recebe da franqueadora treinamentos e suporte para que obtenha sucesso na operacionalização da unidade.

Fornecedor homologado

As redes de franquias costumam contar com fornecedores homologados pela marca, que já fornecem um produto ou serviço de confiança e qualidade. Dessa forma o franqueado deve garantir a exclusividade com este fornecedor.

Fundo de Propaganda / Taxa de marketing

É um valor, geralmente estabelecido em contrato, pago periodicamente para o franqueador, que o utiliza exclusivamente como investimento em propaganda e publicidade para toda a rede.

Home Based

São franquias que não precisam de um ponto comercial físico. Geralmente não envolvem atendimento presencial ao cliente, que pode ser feito através de telefone ou internet.

Manual de Operações

É um documento que descreve todos os passos necessários para a melhor operação do negócio. Dependendo do tamanho da franquia o manual pode ser mais denso, complexo e separado em setores. Nele são tratados assuntos relacionados a finanças, vendas, padronizações das lojas, identidade visual, RH, etc. O manual é um guia com todas as regras, normas e o know-how para garantir ao franqueado o sucesso da sua unidade.

Marca

A marca é muito mais que o logotipo de uma empresa. A marca envolve toda a cultura da empresa, ideias, know-how e todos os ativos tangíveis e intangíveis que impactam o mercado.

Microfranquias

As microfranquias geralmente exigem um capital inicial muito baixo, atraindo principalmente pequenos empreendedores. Existem opções no mercado brasileiro a partir de R$ 5 mil reais. Elas se concentram na área de serviços e geralmente possuem operação simples, podendo ter o proprietário como único funcionário.

Multifranqueado

São empreendedores que possuem mais de uma unidade de franquia, podendo ser da mesma franqueadora ou de marcas diferentes.

Prazo de retorno

É o número de meses estimado para que o franqueado consiga recuperar o dinheiro investido para iniciar a operação do negócio.

Pré-contrato de Franquia

Algumas redes preparam um pré-contrato antes do contrato oficial de fechamento do negócio. No intervalo entre estes dois documentos, o franqueado pode testar a viabilidade econômica do empreendimento ou até mesmo reservar uma região para instalar a sua operação.

Royalties

Os royalties são um valor sobre o faturamento ou lucro que o franqueado deve repassar ao franqueador mensalmente. Ele funciona como uma espécie de aluguel pelo fornecimento da marca.

Store in store

É uma franquia que tem, como diferencial, o local de instalação. Ela funciona dentro de outra loja. Pode dividir o espaço, em tamanhos iguais ou não, ou ser um estande. O modelo apresenta duas vantagens importantes: reduz custos operacionais e aproveita o fluxo de clientes do outro negócio.

Taxa de franquia

É uma taxa que o franqueado paga para o franqueador durante o fechamento do contrato entre as partes. Esse valor é como um pagamento pelo direito de uso da marca, pela concessão das estratégias e do conhecimento adquirido que será repassado ao franqueado.

Território

É a área de atuação que deve ser trabalhada pelo franqueado durante o prazo do contrato de franquia.

Quer saber mais sobre franquias?

Se você quer aprender muito mais sobre o universo das franquias e até investir em uma, aproveite pra ler nosso blog e conheça também a Usina de Massas, a maior rede de restaurante de massas de Porto Alegre!

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