Quer alcançar o sucesso e aumentar os lucros? Esse artigo é para você.

Neste artigo você vai ler:

  • Como alcançar resultados positivos na sua franquia.
  • Como controlar os gastos da sua franquia.
  • A importância de promover o seu negócio.

Todo empresário quer saber como fazer para aumentar a lucratividade da sua franquia. No entanto, apesar de ser o desejo de todos, nem sempre é fácil conseguir lucrar mais. Para conseguir isso é preciso se fazer valer de algumas estratégias e trabalhar bastante.

Se você quer mesmo aumentar a lucratividade da sua franquia, a seguir preparamos algumas dicas para que você consiga obter cada vez mais resultados.

Pesquise o mercado

Sun Tzu, em seu livro “A Arte da Guerra”, já dizia: “Conheça o seu inimigo como a si mesmo e não precisa temer o resultado de cem batalhas.”. Conhecer o seu concorrente e o mercado onde você está inserido é essencial para conseguir enxergar as ameaças e oportunidades e, assim, aumentar sua lucratividade.

Ao manter o radar ligado, o empreendedor pode encontrar novas tendências, ter ideias novas, achar novos parceiros e nichos. Ao conhecer o mercado, o empreendedor consegue pensar em formas cada vez mais eficientes para aumentar os seus lucros.

Para realizar essa pesquisa é importante que o franqueado esteja presente em sua unidade e também na região onde está inserida sua franquia. É importante conhecer o entorno, manter relações comerciais e de amizade com pessoas do local, outros empresários e pessoas influentes. Manter um bom network vai facilitar a busca por informações e insights.

 É importante monitorar os concorrentes direitos e indiretos constantemente, seja em seus pontos de venda físico ou em suas redes sociais. É interessante analisar também o que os clientes deles estão dizendo. Ao analisar tudo que envolve seu concorrente, você pode entender o que precisa fazer melhor e se preparar para não cometer os mesmos erros. E todos sabem que cometer erros custa caro e acaba com a lucratividade de qualquer negócio.

Economia e otimização de recursos

Além de entender muito bem a importância do capital de giro para o seu negócio, você precisa aprender a otimizar os recursos que possui para garantir ainda mais lucratividade.

Antes mesmo de iniciar a operação da sua franquia, é importante que você consiga botar na ponta do lápis quais serão todos os seus gastos. Assim, conhecendo sua situação financeira é possível identificar qual será o capital de giro necessário para manter sua empresa funcionando.

Primeiramente é preciso avaliar seu fluxo de caixa cuidadosamente e saber quais as entradas e saídas, além de todos os ativos do seu negócio. Algumas despesas que são comuns no começo de qualquer franquia e precisam ser levadas em consideração:

  • Contas de água e de energia.
  • Aluguel ou o condomínio.
  • Pagamento dos fornecedores.
  • Custos dos funcionários.
  • Renovação de estoque.
  • Rateios, entre outros.

Tome cuidado com seu estoque. É necessário que você consiga fazer um controle otimizado, pois estoque parado é dinheiro parado, que poderia estar sendo usado para outros fins. E estoque insuficiente pode ocasionar falta de produtos, queda nas vendas e insatisfação dos clientes.

É preciso lembrar que em uma franquia de restaurantes, por exemplo, não é possível trabalhar com uma quantidade grande de estoque. Alguns itens são perecíveis, gerenciar bem seu estoque é essencial. Isso pode garantir mais economia e menos prejuízos.

Economizando e otimizando recursos sua franquia pode aumentar consideravelmente os lucros. Mas, para isso, é necessário que você esteja acompanhando tudo que acontece e tenha um controle efetivo de todos os processos.

Será que todas as máquinas que estão funcionando precisam estar a todo tempo ligadas? Tem algum funcionário subutilizado ou sobrecarregado? Está havendo desperdício de insumos? Seus fornecedores estão lhe dando os melhores preços e condições de pagamento?

Aumente a produtividade da equipe

O treinamento e capacitação de equipes é essencial para manter uma franquia lucrativa. Profissionais treinados trabalham melhor, otimizando seu tempo e sua produtividade. Isso representa lucro para empresa no fim das contas.

Um profissional bem treinado pode agir proativamente na busca por soluções, auxiliando os gestores a melhorar o gerenciamento da franquia, trazendo mais lucratividade ao negócio.

Profissionais bem treinados vendem mais. E se vende mais, a empresa ganha mais dinheiro e todos se beneficiam.

O treinamento constante tem o poder de motivar, desenvolver um propósito maior, que faz com que aconteça o chamado fenômeno de “vestir a camisa da empresa”. Ocorre, inclusive, um sentimento de gratidão do funcionário que está crescendo e aprendendo com o apoio do seu empregador.

Quando uma equipe é bem treinada ela entende todos os processos, quais ferramentas e atitudes precisa ter para executar bem um trabalho, além da importância e os resultados que isso gera. Tudo isso faz o profissional trabalhar melhor, trazendo soluções para toda a franquia.

Faça promoções

Promoções são essenciais para manter o público interessado no seu produto ou serviço, atrair novos clientes e até ajudar a girar seu próprio estoque.

E por promoção, não entenda apenas ofertas ou descontos. Promoção é toda forma de promover algum produto ou serviço. Você pode fazer isso criando atrativos, brindes, agregando algum diferencial ou simplesmente divulgando sua empresa.

Uma boa promoção pode ajudar a trazer mais clientes para o seu ponto de venda e aumentar muito seu lucro. Preste atenção no calendário sazonal e em outras datas importantes para saber a melhor forma e período para promover o seu negócio.

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