Se está com dúvidas se possui o perfil para ter uma franquia, esse artigo é para você.

Neste artigo você vai ver:

  • O crescimento do mercado de franquias
  • Características do franqueado ideal
  • Como saber se a franquia é um bom negócio?

Se você está lendo este artigo, provavelmente está em dúvida se abrir uma franquia pode ser um bom negócio para você, certo? A boa notícia é que para muita gente a abertura de franquias vem sendo uma excelente solução.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) o faturamento total do setor em 2018 foi de R$ 31,9 bilhões, com o número de novas unidades inauguradas subindo 5,4% em relação ao ano de 2017. Além disso, o mercado brasileiro de franquias movimentou R$ 174,8 bilhões nesse mesmo período, um crescimento de 7,1%.

A ABF também fez um estudo das expectativas do mercado para o biênio 2019-2020. O cenário é otimista, com crescimento previsto de 8% a 10% no volume de faturamento e de 5% a 6% no volume de unidades em operação.

Os números mostram que o setor está expandindo e que investir em franquias é uma excelente opção para quem deseja empreender com mais segurança e garantia de sucesso.

Porém, será que esse é o modelo de negócio ideal para você? Você possui as qualidades e características imprescindíveis para ser um franqueado? A seguir vamos abordar um pouco melhor esses detalhes para que, ao final, você saiba se abrir uma franquia é realmente um bom negócio para você.

Você tem perfil para ser um franqueado?

Abrir uma franquia não é para qualquer um. É preciso ter espírito empreendedor, proatividade, iniciativa e força de vontade para enfrentar todas as adversidades que serão encontradas pelo caminho.

Se você nunca empreendeu e vem de experiências apenas como funcionário, saiba que é preciso ter muito foco em resultados, além de espírito de equipe e senso de liderança, já que na maioria das vezes será necessário gerenciar outros colaboradores.

Além disso, o empreendedor precisa ter inteligência emocional e resiliência para lidar com as adversidades. Uma das sensações mais comuns a um jovem empresário é a vontade de desistir e de incapacidade diante de obstáculos. Nesse momento é preciso ter controle emocional e perspicácia para superar qualquer dificuldade.

Leve em consideração que será preciso se dedicar quase que totalmente à operação da franquia. Muitas vezes você não terá fim de semana ou feriado e precisará estar disponível para monitorar, planejar e gerenciar todas as atividades que acontecem em sua unidade, pelo menos nos primeiros estágios do desenvolvimento do negócio.

Se possui a maioria dessas características, felizmente podemos dizer que você tem um bom perfil para se tornar um empreendedor franqueado. Agora, precisa entender também sobre o mercado onde irá se inserir.

Um franqueado precisa ter visão de mercado

O futuro franqueado precisa ter uma visão apurada do seu negócio e do mercado onde estará se inserindo. É necessário conhecer e gostar do ramo de atuação, além de identificar os riscos, oportunidades e os detalhes do mercado.

A performance do negócio está diretamente atrelada ao conhecimento da região e de seus aspectos culturais, sociais, econômicos, dentre outros.

Se o franqueado não tiver esse feeling, corre o risco de escolher mal o ponto de venda, de errar as estratégias de comunicação ou até mesmo escolher um produto ou serviço que não será consumido pelo público daquela região onde está inserido.

É preciso ter dinheiro para investir

Apesar de muitas franquias alardearem que seus investimentos são baixíssimos e acessíveis, ainda assim é preciso que o empreendedor possua uma reserva financeira para custear a operação da unidade e seus gastos pessoais.

Existem custos com royalties, taxas de publicidade, custos operacionais, capital de giro e mais uma série de outros gastos que podem variar de acordo com a franquia.

Por isso, é necessário que o empreendedor entenda quais são estes custos, além de ter bem definido de onde virá o capital necessário. Não é recomendável que o franqueado invista toda a sua reserva, ficando sem nenhuma forma de renda e dependendo apenas do retorno da unidade franqueada desde o início.

Conheça como funciona a franquia

Além de possuir o perfil empreendedor e conhecer o mercado onde pretende se inserir, é de extrema importância conhecer bem como funciona a franquia da qual será “sócio”.

Entre no site da franqueadora, faça pesquisas sobre o mercado, entre em contato com franqueados de forma aleatória, visite as lojas, pergunte sobre a rotina e as exigências que existem no negócio.

Quanto mais souber sobre a franquia e sobre os detalhes de sua operação, maior clareza terá na hora de avaliar seus prós e contras, podendo, inclusive, se preparar para eventuais dificuldades ou oportunidades.

Perguntas que vão ajudar a entender se uma franquia é um bom negócio para você

A seguir separamos algumas perguntas que você deve responder claramente para entender se abrir uma franquia pode ser um bom negócio. Caso você não tenha clareza em alguma destas, será necessário reavaliar se este é o seu tipo de empreendimento ideal.

  • Entendo o que é o sistema de franchising e como funciona?
  • Estou preparado para enfrentar situações de perdas e imprevistos no desenvolvimento do negócio?
  • Sou imediatista?
  • Identifico-me com o modelo de negócio proposto?
  • Tenho o capital para investimento total no negócio franqueado sem prejudicar as finanças para o sustento de minha família durante o período de maturação e início do retorno do capital Investido?
  • O perfil do negócio vem de encontro com a franquia que busco para empreender?
  • Pretendo trabalhar muito em parceria e aplicando as orientações e direcionamentos da franqueadora para o sucesso do negócio?
  • Estou disposto a abdicar de fins de semana, para estar à frente de minha unidade franqueada?
  • Estou disposto, tenho maturidade e humildade profissional para seguir o direcionamento e orientações da franqueadora mesmo sendo dono da unidade franqueada?

Se você chegou até aqui e concluiu que possui a maioria das características para ser um bom franqueado, entende do mercado, tem afinidade com o ramo de atuação, e também possui condições financeiras para garantir o funcionamento da unidade, parabéns, abrir uma franquia é o negócio ideal para você!

O próximo passo é entrar em contato com a franquia do seu interesse, fazer a aplicação e o teste para avaliar se você tem as competências exigidas pelo franqueador e, então, começar a trilhar o caminho do seu sucesso!

Já conhece a Usina de Massas? Quem sabe ela não é um ótimo negócio para você? Entre em contato e tire suas dúvidas.

%d blogueiros gostam disto: