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Escolher um bom ponto comercial é meio caminho andado para o sucesso do seu negócio. Porém, isso nem sempre é fácil. Inclusive, muitos não dão a devida importância para esse momento e, no futuro, acabam quebrando, mesmo com tudo sendo feito da melhor forma. Infelizmente notam muito tarde que falta o principal: clientes entrando pela porta.

É verdade que quando você tem um serviço diferenciado, os clientes vão até você. Claro, com um bom esforço de marketing, muitos vão fazer questão de te achar. Mas é muito melhor quando tudo isso é facilitado e seu cliente não precisa enfrentar uma epopeia até entrar em seu restaurante, não é mesmo? Suas chances de sucesso aumentam exponencialmente quando o seu ponto comercial trabalha pra você.

Mas se você ainda não escolheu o seu ponto comercial, continue lendo. Separamos algumas dicas especiais apuradas com nossos parceiros, clientes e consultores pra lhe ajudar a encontrar o local perfeito para o seu restaurante.

Não tente adaptar o seu negócio ao ponto comercial

O correto é fazer justamente o contrário: o ponto comercial é que precisa ser o mais adaptado possível para o negócio que você está montando.

Um exemplo comum é quando um empreendedor já tem um imóvel e quer montar o negócio ali, por ser mais barato e ter toda a facilidade na implementação. Mas muitas vezes o local não é adequado, não tem bom fluxo de pessoas ou até mesmo não atende aos requisitos técnicos da vigilância sanitária ou do plano diretor da cidade. Não basta apenas abrir uma porta e dizer: este é meu negócio, venham! Não funciona assim.

Por isso, o primeiro passo é pensar em achar um ponto comercial que possa se adaptar ao seu negócio. Que possa se adaptar ao planejamento da sua empresa. Quem é seu público? O que seu restaurante vai oferecer? Onde esse público está, qual caminho ele faz? Existem concorrentes? Vá com calma e pense em tudo isso e, então, será mais fácil encontrar o lugar perfeito.

Não reduza tudo ao aluguel

Economizar é bom demais! É essencial! Mas nem sempre a economia na hora de escolher o seu ponto comercial vai se refletir no sucesso do seu empreendimento. Você economiza de um lado e perde do outro. É a velha máxima: o barato sai caro.

Vale a pena pagar um pouco mais no aluguel se o seu ponto for condizente com o seu planejamento e tiver a capacidade de levar mais clientes ao seu estabelecimento. Mas, pra saber isso, você precisa analisar com calma e sempre colocando tudo na ponta do lápis! E falando em calma…

Tenha calma e busque mais de uma opção de ponto comercial

Ter apenas uma opção é como não ter opção nenhuma! Por isso, ao escolher o ponto comercial ideal, tenha calma, deixe a ansiedade de lado e pesquise bem. Tenha sempre em mente o objetivo do seu negócio, o planejamento que foi traçado e, principalmente, tente não agir apenas com a emoção. Não se apaixone perdidamente por algum local. Deixe a razão entrar no jogo para que juntas, razão e emoção possam escolher o lugar ideal.

A calma e a tranquilidade são fatores fundamentais na negociação do seu ponto comercial. Quando você chega muito ansioso em uma negociação, tende a aceitar a primeira proposta muito rápido. No momento atual de recuperação de uma crise no nosso país, o poder da negociação está com quem está alugando o ponto e não com quem busca desesperadamente alguém para ocupar seu imóvel. Nos shopping centers, por exemplo, as taxas de vacância estão em alta, isso aumenta bastante o poder de barganha de quem busca uma loja, e tem a calma necessária para negociar.

Fluxo de pessoas e acessibilidade

Estes são dois pontos cruciais na sua escolha. Analise se o seu ponto é um local onde passam muitas pessoas e como passam. Ele pode ser um lugar de fluxo grande, mas onde as pessoas estão de passagem e com pressa e, portanto, sem tempo para parar no seu restaurante. Ou pode ser um lugar maravilhoso, mas próximo a uma avenida movimentada onde os carros não conseguem parar. Ou o ponto não tem estacionamento adequado. Todos os detalhes devem ser levados em consideração.

Antes de bater o martelo, passeie pela região de carro, a pé, converse com moradores e se possível com futuros clientes. Eles chegariam ao seu ponto sem problemas? E hoje em dia, no país em que vivemos, uma pergunta imprescindível: eles se sentiriam seguros indo até seu restaurante? Acredite, não existe nada mais indigesto do que não se sentir seguro em um local.

Shopping ou rua, eis a questão!

Quando você está montando um restaurante, sempre surge a dúvida se é melhor escolher como ponto comercial um box em um shopping ou algum endereço fora dele. Cada um possui vantagens e desvantagens e, mais uma vez, o segredo é avaliar seu planejamento e pensar com carinho o que é melhor para o seu negócio.

Abaixo vamos elencar algumas vantagens de um restaurante em um shopping e na rua, pra que você possa pensar e avaliar o melhor no seu caso.

Vantagens do restaurante em um shopping

  • Fluxo intenso de clientes na praça de alimentação.
  • Local seguro e com boa infraestrutura para o cliente.
  • Estacionamento.
  • Outras opções de diversão e compras que podem fazer com que um novo cliente conheça sua marca.
  • Ecossistema de lojas que se fortalecem e se complementam.
  • Os administradores dos shoppings centers estão sempre buscando novas oportunidades para atrair público e divulgar suas lojas.

Vantagens do restaurante na rua

  • Mais autonomia e liberdade.
  • O crescimento físico também pode ser maior do que em um shopping.
  • O público do shopping pode ser diferente do seu público-alvo.
  • A hora da escolha.

Com essas informações e, lembre-se, sempre pensando no seu planejamento, será possível avaliar qual o melhor ponto comercial para o seu restaurante. Essa não é uma escolha rápida, nem simples. Nem deve ser. O local onde seu negócio será implantado pode definir o sucesso ou o fracasso da sua empresa e por isso não deve ser escolhido rápido e sem pensar muito.

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