Escolha uma Página

Não é de hoje que adquirir franquias é extremamente vantajoso e atrai cada vez mais empreendedores. Inclusive, nos últimos anos, mesmo com a crise política e financeira que atingiu nosso país, ainda assim houve crescimento no setor.

Os últimos dados disponibilizados pela ABF, Associação Brasileira de Franchising, mostraram que no terceiro trimestre de 2017 houve um crescimento de 7,8%, comparado ao mesmo período do ano anterior. Em faturamento, este número passou de R$ 38,84 bilhões no terceiro trimestre de 2016 para R$ 41,85 bilhões no mesmo período do ano de 2017.

Estes números mostram o que muitos empreendedores já vinham identificando: o setor está crescendo e sendo cada vez mais vantajoso. Aliás, antes de falarmos sobre o segredo do sucesso de quem tem várias franquias, vale a pena lembrar mais uma vez as vantagens para quem resolve virar um franqueado.

Assim, se você ainda tem dúvidas se vale a pena ou não investir em franquias, ou se ainda tem receio de virar um franqueado serial e administrar diversas unidades, provavelmente vai perder o medo e encarar esse desafio de frente. E com a certeza de alcançar o sucesso.

As vantagens de investir em franquias

Você já nasce conhecido

Quando você adquire uma franquia, ganha junto uma marca, uma história. Você está comprando uma empresa que tem um modelo de negócio sustentável e que já deu certo, por isso está se expandindo.

Você não está montando uma empresa do zero, abrindo uma porta agora e começando a criar um negócio. Mesmo que ainda ninguém conheça a franquia que você está abrindo, na sua região, ainda assim você tem uma história pra contar, de onde surgiu essa empresa, o que ela já conquistou, os compromissos, a missão. Tudo já existe. Já existem clientes satisfeitos nesta empresa. Seu trabalho agora é conquistar novos. E quando uma empresa já tem um passado, um histórico de conquistas, isso se torna muito mais fácil.

Você recebe todo o know-how e suporte

Um dos maiores riscos de abrir um negócio é não saber o que vai acontecer, os custos que vai ter, as surpresas que te esperam no caminho.

Quando você opta por uma franquia, tudo isso é minimizado. O franqueador já passou pela maioria dos problemas, resolveu e criou processos pra facilitar todo o seu trabalho. Basta ao franqueado aplica-lo com inteligência.

O franqueador já vai te explicar como tudo funciona, quais seus custos, possibilidade de ganhos, onde vai encontrar os materiais que precisa para tocar o seu negócio. Todo o apoio estará disponível. É como se você montasse uma empresa que já vem com manual de instruções.

O franqueador vai fazer de tudo pra que você tenha sucesso

Quando você vira um franqueado, recebe um parceiro de peso: seu franqueador. Já que você vai estar gerenciando uma das unidades da empresa dele, seu franqueador vai ter todo o cuidado e interesse para que você seja bem sucedido. Então, você nunca vai estar sozinho, pois o seu sucesso significa o sucesso de toda a franquia.

Está na hora de investir em uma segunda franquia?

Se ter uma franquia é bom, por todos esses motivos que a gente citou (e vários outros que não mencionamos), que tal investir em várias franquias e se tornar um multifranqueado?

Esse é um caminho extremamente vantajoso que vem seduzindo cada vez mais empreendedores. O presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Altino Cristofoletti Jr., conta que “para ampliar ou agilizar sua expansão, as redes começaram a passar mais e mais unidades para a administração de um mesmo franqueado bem sucedido. Não são poucas as redes que priorizam a expansão entre seus presentes franqueados antes de ir ao mercado de forma geral”.

Esse processo não é apenas vantajoso para o franqueado, que consegue um negócio estruturado, pronto para funcionar e lucrar. É vantajoso também para o franqueador, que sabe que estará colocando sua franquia nas mãos de um empreendedor que sabe como funciona o mercado de franchising, conhece os atalhos para o sucesso e gosta do que faz.

Pra entender se realmente está na hora de investir em mais uma franquia, seja ela do mesmo franqueador ou algo diferente, você deve, antes de qualquer coisa, analisar se já internalizou o DNA desta sua primeira franquia. Se você já tem uma operação estruturada e uma boa equipe que consegue manter tudo funcionando, aí sim é a hora de dar um passo adiante.

Se sua franquia ainda tem alguns problemas, sofre com contratação de funcionários, não achou os melhores fornecedores, não internalizou todos os processos ou tem qualquer outro tipo de problema, então, pense melhor. Buscar uma segunda franquia sem ter o domínio completo da primeira pode ser um tiro no pé.

Mas se você está tranquilo com sua primeira franquia, tudo está indo bem e você sente que é hora de buscar novos desafios e crescer ainda mais, vá em frente. Continue lendo esse texto e vá em busca de sua nova franquia.

Mas como conseguir administrar várias franquias?

Se você quer ser franqueado de várias unidades de uma mesma franquia, ou de várias redes diferentes, não importa. O processo para alcançar o sucesso e administrar bem todas estas unidades é praticamente o mesmo.

É só você seguir as nossas dicas que com certeza vai se tornar um multifranqueado de sucesso.

É o olho do dono que engorda o boi

Se você quer que seu boi, ou sua franquia, tenha sucesso, precisa estar sempre de olho nela. Trate como se fosse o seu negócio, como se você tivesse criado do zero. Não trate como o negócio de outra pessoa que você apenas administra. Não importa quantas franquias você comande. Vista a camisa em todas elas e trate com toda a dedicação e carinho para que elas tenham sucesso.

Um dos maiores segredos de quem tem administra várias franquias e consegue ser bem sucedido em todas é o fato de estar sempre presente, cuidando de tudo, se assegurando de que o negócio está indo bem. Não é preciso cuidar de todos os detalhes, mas você precisa estar por dentro de tudo que acontece e ter sempre as rédeas do negócio. E pra isso poder acontecer, é preciso seguir a próxima dica.

Saiba contratar profissionais excelentes e de confiança

É impossível ter uma ou várias franquias de sucesso se você não souber encontrar profissionais que possam te dar o suporte necessário. Se você se tornar um multifranqueado, provavelmente não terá tempo de cuidar de todos os pormenores que surgem no dia a dia. Por isso precisa de profissionais de confiança e que façam um excelente serviço.

Outro ponto a analisar é a entrada de mais sócios no negócio. Você pode, por exemplo, contar com um sócio em cada nova franquia que abre, tendo, então, alguém de confiança que conseguirá gerir a empresa junto com você.

Saiba, também, manter seus colaboradores motivados e bem treinados

E só contratar bons profissionais não basta. Você precisa mantê-los motivados para que busquem sempre fazer o seu melhor, resolver os problemas e inovar em seus serviços. Pra isso você precisa, não apenas pagar bem, mas dar boas condições de trabalho, um ambiente agradável, proporcionar treinamentos e vantagens que façam com que seus colaboradores encontrem qualidade de vida e, assim, possam se dedicar cada vez mais ao trabalho.

Lembre-se: Se você precisa estar presente o tempo todo para que sua franquia possa caminhar com tranquilidade, é sinal de que você não tem profissionais em que pode confiar plenamente. Ou que você é muito centralizador. Qualquer uma dessas opções precisa ser tratada se você quer crescer e ter várias franquias sob seu comando.

Aprenda a gerenciar tempo e recursos

Pra ser um multifranqueado de sucesso você precisa aprender a gerenciar seu tempo e os recursos disponíveis. É como ter vários filhos. Você tem que saber o que cada um precisa e conseguir dar atenção pra todos.

Pra fazer isso você pode organizar sua agenda para estar presente um pouco em cada unidade. Pode otimizar seu tempo fazendo reuniões rápidas com gerentes ou, até mesmo, juntando todos os líderes das diversas unidades para reuniões em conjunto, onde pode haver troca de ideias.

Não se esqueça de usar a tecnologia a seu favor, utilizando aplicativos pra se organizar, gerenciar o tempo e até suas finanças.

É muito importante que você saiba gerenciar seus recursos para que consiga desenvolver todas elas, sem fazer com que uma sugue todo o seu tempo e seu dinheiro.

Ser dono de várias franquias é extremamente vantajoso. Porém, você precisa estar preparado para cuidar de vários filhos com todo o carinho e dedicação. Afinal, você não quer ser um pai relapso e ausente, não é mesmo? Então, só depende de você fazer com que seus filhos cresçam fortes e saudáveis!

%d blogueiros gostam disto: