Escolha uma Página

Você provavelmente quer uma resposta rápida e prática, não é mesmo? Então, vamos lá: Pra ser dono de restaurante você não precisa saber cozinhar nem um Miojo. Sim! Esta é a verdade. Agora, nas próximas linhas, nós vamos te explicar por qual motivo essa expertise não é tão essencial e, também, vamos te mostrar como pode ser um diferencial se você souber cozinhar.

Afinal, pra ser um gestor não é necessário que você seja um expert na área que pretende atuar. Basta saber contratar as pessoas que sejam e ter habilidade para gerenciar o seu negócio. Porém, um pouco de conhecimento no ramo pode te ajudar a enfrentar crises e ter soluções inovadoras.

Mas, antes de aprender a cozinhar algo, tem certas coisas que são essenciais para você que quer ser dono de restaurante. É isso que você vai ver a seguir.

O que preciso saber para ser dono de restaurante?

Se você deseja ser dono de restaurante, saiba que está num ótimo negócio. Afinal, todo mundo precisa se alimentar, não é mesmo? Mas antes de entrar neste ramo você precisa saber algumas coisas e se planejar muito para não quebrar logo nos primeiros anos.

Aliás, é pelo planejamento que você deve começar e tomar todo o cuidado para não errar.

Um bom planejamento pode definir seu sucesso

Este é o primeiro passo a fazer na hora de montar seu restaurante. Não basta apenas ter vontade, um lugar e dinheiro pra começar o negócio. Você precisa fazer uma pesquisa completa pra saber qual região pode ser a melhor para o negócio que você está querendo montar, qual o seu público-alvo, se tem concorrentes próximos e o que eles fazem, dentre vários outros pontos a serem analisados.

Se é a sua primeira aventura no mundo do empreendedorismo, busque ajuda profissional. Você pode obter apoio no Sebrae para montar um plano de negócio e estruturar bem o seu projeto. Ou pode buscar a expertise de um sócio. Outra excelente opção é apostar no know-how de uma franquia. Mas isso nós vamos falar com mais detalhes daqui a pouco.

Outra dica importante é planejar seus gastos, lucros e os investimentos que serão feitos. Tenha sempre tudo sob controle e não gaste mais do que deve. Lembre-se que contratar a ajuda de contadores para deixar tudo em dia é essencial.

Se você fizer um bom planejamento, sem dúvidas conseguirá ter melhores resultados, pois já terá identificado e solucionado alguns problemas antes mesmo deles acontecerem. Com todas as informações compiladas você terá muito mais segurança para seguir adiante e enfrentar todos os desafios.

Saiba contratar e gerenciar equipes

Você, como dono de restaurante, depois de ter feito o planejamento e implementação do seu empreendimento, agora precisa lidar com uma das questões mais complicadas do mundo dos negócios: gerenciar pessoas.

E esse ponto se torna ainda mais crucial se você não souber cozinhar, pois vai precisar contratar pessoas que tenham experiência na cozinha e até mesmo para montar um bom cardápio.

Neste ponto, saber cozinhar pode ser um grande diferencial para um dono de restaurante, pois, assim, é possível ter mais controle sobre o que é feito, sobre a qualidade dos ingredientes e o cuidado com o preparo. E, caso algum cozinheiro te deixe na mão, você mesmo toma as rédeas.

Saiba tratar bem seus clientes

Se você se planejou, montou seu restaurante com todo o cuidado, criou uma equipe forte e que sabe trabalhar bem, falta só o último e principal ponto: tratar bem o cliente. Ele é o bem mais precioso do seu negócio. Sem ele, aliás, não há negócio!

Por isso você deve tratar bem seu cliente. E não apenas na hora de atender, servir. Esse é o be-a-bá do atendimento. Ser educado, atencioso, prestativo, não é um diferencial, é obrigação.

Pra se diferenciar você precisa, então, como dono de restaurante, investir em novas sensações e experiências para este cliente. O ambiente tem que ser legal, a comida saborosa, além de ser importante a criação de outras novidades e diferenciais que façam o cliente se apaixonar pelo seu lugar. Você pode também investir em descontos, promoções, clubes de fidelidade. Tudo que faça o seu cliente se surpreender.

Fazer o básico, hoje em dia, já não é mais diferencial. Os clientes querem ser surpreendidos positivamente. E, tenha certeza, se você fizer isso, ele vai se tornar um frequentador fiel e ainda vai chamar os amigos e conhecidos, fazendo propaganda e defendendo sua marca. Você ganha um fã, um defensor, um cliente que todos desejam.

Qual o atalho para quem não sabe cozinhar e quer montar um restaurante de sucesso?

A gente te mostrou como você pode ser dono de restaurante e buscar o seu sucesso criando um negócio do zero, com muito esforço. Mas existe um atalho pra você que não sabe cozinhar, mas quer montar um restaurante. E que quer fazer isso de forma mais rápida e segura. Basta investir em franquias.

Antes de qualquer coisa, gostamos de mostrar com dados como o setor de franquias vem crescendo e se tornando cada vez mais vantajoso. Os últimos dados disponibilizados pela ABF, Associação Brasileira de Franchising, mostraram que no terceiro trimestre de 2017 houve um crescimento de 7,8%, comparado ao mesmo período do ano anterior. Em faturamento, este número passou de R$ 38,84 bilhões no terceiro trimestre de 2016 para R$ 41,85 bilhões no mesmo período do ano de 2017.

Como se não bastasse o crescimento do setor e o aumento no faturamento, investir em franquias tem outras vantagens e facilidades, principalmente se você quer investir em um negócio, mas não tem toda a expertise necessária.

Quando você se torna um franqueado, herda da franquia todo o know-how para fazer o negócio acontecer:

Todas as dificuldades já foram vencidas

O franqueador já passou o maior trabalho, criar a empresa e desenvolver todo o modelo de negócio. Os principais problemas que uma empresa em estágio inicial enfrenta, já foram vencidos. O franqueado, então, só precisa aprender como executar e aplicar os conhecimentos.

Todos os processos já estão prontos pra aplicar

Ao abrir uma franquia de restaurante, por exemplo, você não precisa se preocupar em saber quais são as formas de fazer determinado prato, criar novas receitas, se preocupar com as quantidades. Tudo já vem formatado, pronto pra ser aplicado. O dono de restaurante não precisa quebrar a cabeça na criação. Basta apenas saber gerenciar e aplicar o modelo de negócio da franqueadora.

Sua marca já nasce conhecida

Uma das grandes vantagens de investir em franquias é que a sua marca já nasce grande. Já existem outras unidades em várias cidades, muitos dos seus possíveis clientes já conhecem ou ouviram falar. Outros tantos já devem ter visto materiais de divulgação. Ou seja, você já ganha uma credibilidade logo no primeiro dia de portas abertas. Basta manter o foco, caprichar na gestão e investir no crescimento constante.

Se você sabe ou não cozinhar, a franquia pode ser a melhor solução

Mesmo se você é um grande chef ou se não sabe cozinhar nada, mas é um grande empreendedor, uma franquia pode ser a melhor opção pra você que quer ser dono de restaurante.

Pense bem nessa opção e, se tiver dúvidas, não deixe de comentar aqui ou entrar em contato com a gente.

%d blogueiros gostam disto: