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Uma boa franquia de restaurantes pode colocar em movimento as suas ideias empreendedoras, obtendo um rápido retorno do seu investimento. Algo, inclusive, que pode ser potencializado por mais um bom momento do mercado. Só no 3º trimestre de 2018, o setor faturou R$ 44 bilhões.

Para isso, um faro para oportunidades é muito bem-vindo. E nós podemos ajudar ao longo dos tópicos deste post, onde vamos apresentar um checklist para escolher a franquia ideal de restaurantes para você!

Aprenda a identificar os pontos fortes para empreender em uma boa franquia!

Baixo risco

Não faça do investimento em seu restaurante uma aventura. Ao escolher uma boa franquia no setor alimentício, certifique-se de incluir, em seu checklist, os riscos associados em abrir o negócio.

Comece identificando o quanto as marcas que você pesquisou estão consolidadas no seu ramo de atuação. Isso reduz, significativamente, o risco de ingressar em uma furada.

Além disso, a experiência de mercado vale — e muito! Busque informações com outros franqueados para identificar qualquer tipo de dificuldade ou desafios que eles encontraram.

Assim, o seu checklist pode ser complementado com o que foi levantado de informações e permitir que a franquia escolhida seja, realmente, um investimento certeiro.

Operação simples

Após fechar um negócio, começam a aparecer as populares “letras miúdas” do contrato, que podem se traduzir em:

  • investimentos extras;
  • processos complementares não explicados anteriormente;
  • modelos truncados e inflexíveis de negócios, dificultando a relação com a franquia…

…entre outras questões que minam o bom relacionamento e colocam em dúvida todas as promessas feitas antes da assinatura definitiva.

Por isso, procure por franquias de restaurantes que tenham uma reputação impecável no seu ramo.

Um bom exemplo disso: nossos produtos foram avaliados com 92% dos entrevistados considerando-os ótimo ou excelente. Além disso, 80% de quem optou pela nossa marca o fez devido ao sabor e à qualidade do que temos a oferecer. Soma-se a isso a boa relação que construímos com os franqueados. Como resultado, o seu atendimento é padronizado e qualificado para impactar, profundamente, o público-alvo de sua franquia.

Treinamento e suporte

Muito comum em franquias de reputação duvidosa, a falta de suporte ou treinamento pode colocar o seu empreendimento a perder em poucos meses.

É só conceber uma rotina em que o seu principal fornecedor não atende às suas ligações ou ignora os seus apelos e demandas. Como em uma bola de neve no topo da colina, os problemas vão se acumular e causar uma verdadeira avalanche na sua reputação e na experiência dos seus clientes.

Inclua em seu checklist, portanto, alguns itens relativos a esse tópico, como:

  • métodos de gestão profissional e com acompanhamento próximo da franquia;
  • treinamento inicial, com suporte constante e ágil para qualificar gradualmente a sua equipe;
  • orientações permanentes sobre as operações de sua unidade;
  • compartilhamento de manuais de operações completos.

Com esses itens bem articulados, o seu checklist vai ser um instrumento mais confiável para a tomada de decisão e para optar pela franquia ideal!

Produtos originais

Veja o caso da Usina de Massas: a marca é responsável pela produção própria de 80% da matéria-prima. Com isso, fica garantido um padrão de qualidade único e elevado, e com preços competitivos. Afinal de contas, vale apontar que o mercado gastronômico deve se diferenciar de múltiplas maneiras (como o bom atendimento e a higiene do local), mas é inquestionável o peso do produto.

É esse nível de excelência elevado e contínuo que agrega valor à memória do consumidor e enraíza a sua marca no inconsciente. Os outros aspectos citados acima são essenciais, mas tendem a ser o mínimo que o público espera de um restaurante de qualidade, e podem ser gradativamente enriquecidos e trabalhados. Os produtos que você oferece em uma franquia, por sua vez, já devem vir com alto valor agregado.

Além disso, é importante ressaltar o cuidado que você deve ter, em seu checklist, ao selecionar as especialidades da franquia. Evite, por exemplo, os nichos que são tendências passageiras ou, ainda, meras cópias de produtos já oferecidos pelos líderes do setor.

Os resultados aparecem, em curto prazo, mas dificilmente criam raízes na mente do seu consumidor e se consolidam nesse ramo tão competitivo.

Fornecedores selecionados

Não se esqueça de acrescentar ao checklist a atenção que a sua franquia dá aos fornecedores. Sem a devida orientação e o suporte da rede, você corre sério risco de ter prejuízos e enfrentar dificuldades para negociar e identificar os melhores produtos e serviços para manter o nível de excelência da marca.

Por isso, recomendamos que você encontre uma rede de franquias que facilite a sua busca, proporcionando negociações mais vantajosas com os fornecedores. Além disso, procure por uma franquia que possa:

  • participar ativamente do trabalho mais braçal de seleção;
  • que conte com uma cadeia de fornecedores homologados;
  • que cuide do desenvolvimento desses fornecedores dentro do padrão da franquia.

Perceba o quanto isso poupa tempo e garante mais qualidade e economia para o franqueado.

Controle de qualidade

Por fim, o seu checklist para facilitar a escolha pela melhor franquia de restaurante deve prezar pelo controle de qualidade da marca.

É fácil que, com o tempo, o franqueado tenha dificuldades em lidar com a rotina e manter o DNA da marca vívido e operante. Agora, com uma orientação e atuação da franquia próxima ao empreendedor, é possível trabalhar constantemente esses valores, mantendo-os na rotina.

Tenha em mente que a Era Digital que vivemos, atualmente, flui com muito mais agilidade e dinamismo do que há alguns anos. Por exemplo: as avaliações do público (positivas e negativas) percorrem o boca a boca rapidamente por meio das redes sociais.

Dessa maneira, produtos e serviços devem ser rigorosamente controlados para que toda experiência em seu restaurante seja memorável e alinhada aos valores da marca. A franqueadora precisa estar por perto, garantindo isso em toda a rede, motivando os franqueados. Pois uma franquia é, de fato, uma rede cuja reputação individual pode afetar a imagem — e o lucro — das demais.

E então, deu para entender como elaborar um checklist completo para facilitar a tomada de decisão sobre a melhor franquia para os seus objetivos e necessidades? Fale conosco, então, e avalie de perto os diferenciais de nossa marca com esse checklist em mãos!

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