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A relação do franqueador com o franqueado deve ser encarada com o máximo de transparência. Grandes parcerias evoluem assim, e com franquias não é diferente.

O problema tende a aparecer — e se desenvolver — quando um dos lados dessa equação complementar perde o foco desse importante aprendizado. Muitas vezes, inclusive, por medo de criar atritos, mesmo em questões facilmente solucionáveis.

Por isso, neste post vamos entender como a transparência deve ser o elemento-chave de uma parceria inabalável no modelo de franquia. Confira, e inspire-se nas nossas dicas sobre o assunto!

Estabeleça transparência e objetividade às mensagens

Você, como um profissional experiente e em busca de uma nova franquia, já deve saber que o contato com o franqueador não precisa ser tão constante. Por isso, é importante entender a necessidade dessa troca de informações. Assim, você compõe uma relação amistosa e necessária, pautada pela transparência e objetividade.

E sabe qual é a relevância disso? Os atritos são menores, ao passo que ambas as partes entendem quais são, de fato, os assuntos que necessitam da intervenção de ambas as partes.

Sem falar que, ao ser bem objetivo e direto, você e o franqueador passam a valorizar mais o tempo do outro. Algo essencial para fortalecer os laços gradativamente.

Tenha uma estrutura de comunicação

Muitas vezes, os problemas criados entre franqueador e franqueado estão na ausência de uma estrutura de comunicação.

Por exemplo: é uma mensagem instantânea que passou batida, um assunto que começou por e-mail e seguiu para o contato telefônico… Ou seja: uma bagunça do princípio ao fim.

Para garantir que essas situações passem longe da sua franquia, uma boa resolução para casos assim é a estruturação dos canais de comunicação entre as partes.

Centralize em um só canal, ou segmente-os de acordo com os assuntos e as suas respectivas urgências. Dessa maneira, abrir o jogo com a franqueadora vai ser uma missão mais tranquila e prática.

Assuma os erros e os riscos (que forem de sua alçada)

Outra barreira que ofusca a transparência de uma boa relação na franquia é a falta de comprometimento com uma das partes.

Talvez você já tenha se deparado com situações assim: a franqueadora ou um franqueado errou, mas brechas no contrato ou ausência de provas fazem com que eles empreendam uma verdadeira partida de vôlei, na qual a bola é o problema que ninguém quer assumir.

Vale adiantar que, mesmo a franquia sendo um setor em contínuo crescimento, há riscos e equívocos acontecem. Quando há transparência na relação — e não má fé —, os problemas são resolvidos com facilidade.

Por isso, de nada adianta mascarar ou apontar a culpa para o outro lado. Em uma parceria, os riscos e erros caminham lado a lado entre franqueadora e franqueado — da mesma maneira que ambos procuram compartilhar o sucesso.

Encontre flexibilidade nas regras impostas

Outro problema comum em uma franquia é a falta de regras claras, ou regras complexas demais, fazendo com que o franqueado nunca saiba, ao certo, se está ou não burlando uma ou mais delas.

Para isso, além de conhecer profundamente a relação com a franqueadora, o franqueado pode se esforçar em flexioná-las em comum acordo. Isso, é claro, desde que não sejam feridos os pilares estruturais e institucionais da franquia.

Com transparência, uma situação potencialmente danosa para ambas as partes é solucionada com uma simples conversa produtiva.

Reduza as conversas paralelas

Este tópico mais funciona como um complemento daquilo que destacamos, sobre construir canais de comunicação específicos para interagir com a franquia. Só que aqui queremos falar dos problemas relacionados às conversas paralelas. E, como se sabe, elas não agregam em nada a uma relação envolta em transparência e resultados.

Por isso, fique à frente disso e reduza todo tipo de ruído que seja prejudicial ao relacionamento com a franqueadora. Boatos e rumores apenas desaceleram o crescimento e ajudam a ofuscar os verdadeiros objetivos da parceria formada.

Realize encontros periódicos

Por fim, uma franquia de sucesso pode ser ainda mais valorizada com encontros periódicos do franqueado com o franqueador ou sua equipe de apoio. Isso ajuda trocar experiências, fortalecer a parceria e colocar em prática ações que visem o verdadeiro desenvolvimento da marca. Quando existe essa abertura, aproveite-a, sem dúvidas!

E então, deu para entender a relevância da transparência para o desenvolvimento da sua franquia — e sem atritos com a franqueadora? Caso ainda tenha alguma dúvida a respeito desse assunto, compartilhe-a conosco, no campo de comentários!

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