As franquias de alimentação são um bom investimento? Saiba mais!

Neste artigo você vai ver:

  • O crescimento do ramo da alimentação no mercado.
  • A importância de ter uma marca conhecida.
  • Os benefícios de abrir uma franquia.
  • Quais são alguns dos custos para abrir uma franquia.
  • Abrir o seu negócio x Geração de empregos.

Você é daqueles que sempre pensou em ter o seu próprio negócio? Muitas pessoas já nascem com o dom empreendedor correndo nas veias, mas nem sempre, começar uma carreira de sucesso do zero é tão simples assim.

Por esse motivo, muitas pessoas vêem na abertura de uma franquia, a chance de garantir uma boa estabilidade financeira. Um dos segmentos com mais vantagens e, diga-se de passagem, mais lucrativos é de alimentação, já que o mercado oferece claras razões para tal investimento.

Então, se você ainda não sabe, qual franquia escolher para abrir, confira este post e esclareça todas as suas dúvidas.

Crescimento de mercado

É fato que, mesmo em tempos de crise, existem pessoas que não deixam de comer fora de casa. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), comprova que 40% das pessoas realizam suas refeições em restaurantes e fast foods.

Seja pela correria do dia a dia, ou pelo fato de gostar de experimentar novos sabores, o brasileiro, mesmo com o orçamento apertado, ainda continua visitando diversos restaurantes. Com isso, o mercado alimentício, principalmente o de franchising, vem crescendo continuamente.

Vale lembrar, que um dos pontos essenciais para um futuro investidor é saber qual a real situação do mercado antes de abrir o seu negocio e, no caso da alimentação, as chances de lucros são bem mais maiores e garantidas.

Reconhecimento da marca

Está cada vez mais comum, as pessoas morarem, trabalharem e estudarem em regiões diferentes da cidade. Neste sentido, não é raro decidir qual lugar escolher para fazer uma refeição, baseado em experiências anteriores.

Com isso, ter um negócio que já possui um nome da praça, é mais lucrativo que começar a reputação de uma marca do zero. Hoje em dia, o mercado de franquias é um dos que mais cresce no Brasil e, neste caso, diversos clientes poderão visitar o seu restaurante já sabendo do cardápio, dos sabores e do atendimento que irão receber.

Todo mundo precisa comer

Uma das principais razões de transformar o mercado de alimentação em um dos melhores investimentos se vale da máxima de: toda pessoa precisa comer. Para ter um dia produtivo, manter uma rotina saudável, andar em forma e etc, é bem incomum ver alguém deixar de fazer suas refeições por dia.

Se almoçar ou jantar fora já um dos hábitos mais comuns dos brasileiros, por que não utilizá-lo para abrir o seu negócio e iniciar uma carreira empreendedora, não é mesmo? Juntando os pontos acima citados, já é possível perceber que abrir uma franquia de alimentação oferece menos risco na hora de arriscar um investimento.

Baixo custo com publicidade

Com certeza, os apaixonados por gastronomia sempre sonharam em abrir o seu próprio restaurante e nele, servirem seus próprios pratos. É claro, a realização deste sonho é extremamente gratificante, no entanto, para alcançar o sucesso, há um longo caminho a ser percorrido.

Abrindo uma franquia, essa jornada é encurtada, uma vez que os gastos com publciidade, principalmente quando falamos da propagação da marca no mercado são consideravelmente menores, uma vez que já existe uma reputação envolvida e uma experiência do cliente. É válido frisar, que sem propaganda e marketing negócio nenhum terá uma carreira promissora, contudo, no mercado de franchising, ele é bem menor.

Baixa complexidade

Levando em consideração outros segmentos, o mercado de alimentação é um dos que oferece menos complexidade na hora de abrir uma franquia. Mesmo sendo necessário obter todas as licenças de saúde e higiene exigidas, o setor alimentício é mais fácil e muito menos burocrático na hora de resolver as questões básicas de qualquer negócio.

Com isso, além de tempo, você também poupa dinheiro e, sendo assim, você terá mais capital para investir em na infraestrutura do seu restaurante, adquirindo equipamentos melhores e investindo o seu dinheiro em outros setores como marketing, vendas e recursos humanos.

Facilidade e treinamento de funcionários

Falando em recursos humanos, nos sabemos que não são apenas um cardápio saboroso e preços acessíveis que fidelizam um cliente. Um bom atendimento é fundamental para uma carreira de sucesso em qualquer segmento e no setor alimentício a história não é diferente.

Ao contratar uma franquia, a matriz oferece um treinamento especial para que você esteja de acordo com o conceito da marca e, em alguns casos, ainda auxiliará na contratação de funcionários. Nesses casos, você terá uma equipe preparada, com conhecimento dos valores da marca e pronta para prestar o melhor atendimento possível.

Investimento menor

Tendo em vista os outros segmentos, o custo da abertura de uma franquia de alimentação se torna mais uma vantagem. Um pequeno investimento pode transformar a sua vida e trazer, quem sabe, a tão sonhada estabilidade financeira.

Mas, lembre-se, além da franquia, você terá custos com contratação de pessoal, estoque, locação do ponto comercial e outras documentações. Por isso, quão menor for o custo para a abertura do negócio, melhor será para você.

Amplo mercado

Com o setor alimentício em alta, esse mercado se tornou muito mais amplo para investir. De casa de massas, passando por redes de comida saudável, hamburguerias e fast foods, sempre haverá uma boa clientela para conhecer o seu negócio.

Por isso, também vale lembrar que pontos cruciais devem ser analisados com muito cuidado, como a localização do seu restaurante, a concorrência na região e quais são as preferências do seu futuro cliente.

Geração de empregos

Abrindo o seu negócio, você não só melhora a sua situação financieira, mas também, gera empregos para quem precisa. Com o indice de desemprego maior do que era esperado, é fundamental que como empreendedor, você cumpra o seu papel com a sociedade.

O setor alimentício arrecada diversos empregos, por precisar de pessoas para diversas funções. Nesses casos, além de realizar o seu sonho, você ainda pode auxiliar diversas familias.

Viu só?

Abrir uma franquia de alimentação pode ser a solução para quem deseja se tornar um empreendedor e ainda ter uma boa estabilidade financeira. Investir sempre é arriscado, mas alguns segmentos podem deixar essa missão muito mais fácil e confortável. Não perca mais tempo!

%d blogueiros gostam disto: